Sobre o Conseg Vila Prudente

O Conselho Comunitário de Segurança de Vila Prudente tem como missão aproximar a comunidade do Comando Regional da Polícia Militar e da Polícia Civil, respectivamente 4a. Cia do 21° BPM/M e 56° Distrito Policial.
img_63090004

Mensalmente são realizadas reuniões abertas ao público em geral, com a presença dos comandos supracitados e representantes da GCM – Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura de Vila Prudente, CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, ILUME, dentre outros. Nestes encontros são preferencialmente tratados assuntos relacionados à segurança pública, porém, devido a presença dos representantes de outros órgãos públicos, os munícipes presentes têm a oportunidade de apresentar outras demandas e conhecer pessoalmente os responsáveis pelos encaminhamentos necessários.

img_64740016

Todas as demandas colhidas são encaminhadas aos órgãos públicos competentes. Normalmente, na reunião subsequente, o retorno dessas demandas são apresentados à população. Todas as atas das reuniões são encaminhadas à Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual dos Consegs.

Clique aqui para acessar as atas dos últimos encontros.

Informações adicionais:

Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual n.º 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, sendo a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, criada pelo Decreto Estadual n.º 25.366, de 11 de junho de 1986.

Cada CONSEG exige, para sua homologação pelo Secretário da Segurança Pública, a participação de dois membros natos, quais sejam o Delegado de Polícia Titular e o Comandante da Polícia Militar no bairro ou município onde funciona o Conselho. Além deles, participam também representantes dos poderes públicos, das entidades associativas, dos clubes de serviço, da imprensa, de instituições religiosas ou de ensino, organizações de indústria, comércio ou prestação de serviços, bem como outros líderes comunitários que residem, trabalham ou estudam na área de circunscrição do respectivo CONSEG.

Os CONSEGs foram implantados atualmente em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um Conselho). São 84 CONSEGs na Capital, 40 na Região Metropolitana e 660 no Interior e Litoral, totalizando 784 Conselhos. Diariamente, novos CONSEGs têm sido homologados pela Secretaria de Segurança Pública. Líderes comunitários interessados em participar do CONSEG deverão procurar o Conselho de seu bairro ou município.

Cada CONSEG tem autonomia para captar os recursos necessários ao desempenho de suas tarefas, observada a legislação em vigor. Basicamente, o Conselho necessita de material impresso, recursos reprográficos, selos e transporte.

A participação comunitária é essencial na captação e operação de recursos. CONSEGs melhor estruturados têm alcançado êxito na captação de recursos suficientes até mesmo para arcarem com custos de construção e reforma de imóveis, destinados ao uso policial, recuperação e manutenção de frota policial e dotação de recursos materiais (informática, telecomunicações etc) das unidades de Polícia da correspondente área de atuação.

Esses recursos são próprias de cada Conselho, captados junto à comunidade. Doações podem ser realizadas por qualquer pessoa e processadas diretamente à Polícia, por intermédio do CONSEG.

Para conhecer o site da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, clique no link abaixo:

http://www.conseg.sp.gov.br/

Referências de busca:

Segurança Zona Leste
Segurança Mooca
Segurança Vila Prudente Vila Ema Vila Zelina
Segurança Subprefeitura Vila Prudente
Polícia Militar Zona Leste
Polícia Civil Zona Leste
Polícia Militar Vila Prudente
Guarda Civil Metropolitana Zona Leste

Crimes Vila Prudente
Assaltos Vila Prudente
Violência Vila Prudente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s